Erebango: Fogo de chão arde há 46 anos
Data: Saturday, September 13 2008 @ 10:55:45 BRT
Desde o ano de 1962, quando tinha 20 anos de idade, o agricultor Danilo Weber mantém aceso o fogo de chão, hoje abrigado no galpão instalado na sua propriedade, localizada na Capela Santo Antônio, interior do município de Erebango. Ricamente decorado com instrumentos de trabalhos, fotografias e recortes de jornais que já registraram o modo de vida simples e hospitaleiro do descendente de imigrantes alemães, o galpão de Danilo Webber está sempre com a porta aberta para receber os amigos.
Na edição do dia 3 de setembro, o jornal Bom Dia, de Erechim, publicou matéria de Dari Scheffer, autor das imagens que ilustram esta matéria (outra foto na capa). Utilizando uma linguagem campeira, o jornalista abriu a matéria com a seguinte frase: “No alpendre, junto às cinzas do borralho, teto galvanizado pelo picumã, Danilo Weber faz as honras da casa”. Muito antes de ser descoberto pelos tradicionalistas da região, o local já era freqüentado por conterrâneos de Danilo Weber, como o saudoso empresário e ex-prefeito Lauri Hoppen.
Há seis anos, este jornal publicou uma entrevista com o ilustre morador da Capela Santo Antônio, localizada as margens da rodovia que liga as cidades de Estação e Erebango. Na entrevista, que mereceu chamada de capa, Danilo Weber revelou que mantém o fogo aceso desde seus 20 anos e quando, na década de 70 do século passado, ia trabalhar em outras propriedades, onde permanecia vários dias, levava dentro de uma panela de ferro as brasas vivas, que eram alimentadas com lenha até o retorno para casa.
Nestes dias em que se comemora a Semana Farroupilha, grupos de estudantes acompanhados por professores visitam o galpão de Danilo Weber. O sorriso estampado no rosto coberto por espessa barba é sua marca registrada. São muitas as histórias contadas ao pé do fogo que esquenta a água numa chaleira de ferro, que abastece a cuia do chimarrão que passa de mão-em-mão dos visitantes, enquanto o anfitrião conta histórias e descreve as inúmeras peças que decoram o ambiente.
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário